quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Tuvalu: um país em vias de extinção


Queria muito ir ao Tuvalu enquanto as águas não o devorarem. Como não posso, vou em sonhos...
A população das ilhas Tuvalu, no Pacífico Sul, estão a abandonar o arquipélago, pois este ficará submerso dentro de pouco tempo. Devido ao aquecimento global, o pequeno país corre o risco de ser submerso pelas águas oceânicas. Este risco tem sido muito divulgado pelos ambientalistas e pelas autoridades locais como um exemplo das consequências das emissões descontroladas de gases poluentes na atmosfera terrestre causadores do efeito estufa.
O Tuvalu é um grupo de nove atóis coralinos que se estendem ao longo de 560 quilómetros. O clima dé tropical, com solos muito afectados pela erosão. O relevo é totalmente plano.
Em 1998, Tuvalu começou a receber receitas resultantes da venda dos seus direitos ao código internacional de telefone "900" e, em 2000, da venda do seu domínio da internet ".tv" por 50 milhões de dólares (por 12 anos). Também recebe receitas com a venda da sua bandeira para barcos internacionais.
O turismo é muito precário, assim como todas as actividades económicas.
Ir ao Tuvalu parece-me uma verdadeira aventura, até porque não há um verdadeiro aeroporto no país. Existe apenas uma pequena pista para pequeninos aviões.
Toda a beleza se concentra na lagoa de Funafuti, que mede 14 km de largura e 18 quilómetros de comprimento. As fantásticas praias são cobertas de areias finas e palmeiras. Não há roteiros a sugerir pois as ilhas são elas mesmas um espectáculo sem igual de paisagens e pessoas. O melhor de Tuvalu será o ambiente pacífico onde se respira a fascinante sensação de viver num espaço por explorar.
Parece-me uma viagem fascinante para quem pode. Eu vou-me deliciando com as imagens que encontro e viajo em sonhos e no GoogleEarth.

Sem comentários:

Enviar um comentário